31/08/2007

O Elvis Vermelho

Na minha procura sobre a vida de Elvis, semanas atrás, acabei encontrando algo mais interessante, a história de Dean Reed:
Nascido nos Estados Unidos, onde levava uma carreira medíocre, o cantor tornou-se um popstar nos países comunistas depois de fazer uma turnê pela América Latina em 1961, quando seu álbum “Our summer romance” começou a fazer um grande sucesso. Na ocasião, o artista teve contato com grupos oposicionistas na Argentina, no Chile e no Brasil, e se revoltou com a pobreza no continente. Reed passou então a fazer propaganda para o comunismo e acabou se tornando o americano mais conhecido nos países socialistas do leste europeu. O apelido “Elvis Vermelho” veio em seguida em uma alusão ao “Rei do Rock”. O cantor era amigo pessoal do presidente chileno Salvador Allende e do líder palestino Yasser Arafat. Depois de se casar com uma alemã, foi morar na Alemanha Oriental, onde atuou em vários filmes.

Há um documentário sobre sua vida. Dirigido por Leopold Gruen O Elvis Vermelho (Der rote Elvis) reúne depoimentos de ex-políticos alemães orientais e também da escritora Isabel Allende, filha do presidente chileno morto em 1962, mostrando a ascensão e queda do cantor, que morreu afogado em circunstâncias duvidosas em um lago nas proximidades de Berlim. Pouco antes de morrer, Reed estava sofrendo de depressão e havia caído no esquecimento. Sua carreira também é contada no livro “A história muito estranha de Dean Reed”. O ator americano Tom Hanks e o diretor Steven Spielberg também têm planos de filmar a vida de Dean Reed com o título “Comrade rockstar”.

Ai está uma música dele:

Nenhum comentário: