17/10/2007

Memória da Censura no Cinema Brasileiro

Esse site tem mais de cinco mil documentos que incluem processos de censura, material de imprensa e relatórios do DEOPS de 175 filmes brasileiros. Você pode procurar por filmes ou cineastas. E também tem alguns vídeos com comentários de quem viveu essa época.
Alguns arquivos estão meio apagados, de difícil leitura. Mas é interessante, olha o que eu achei sobre o Glauber rocha:

Ministério da Aeronáutica – Gabinete do Ministro
Assunto: Glauber Rocha

Este Centro tomou conhecimento e divulga o seguinte:

1) Glauber Rocha, quando de sua última viagem à Londres/Inglaterra, concedeu entrevista, publicado na revista semanal “Time Out”, de 16 de julho de 71, em anexo, no qual confirmou e ampliou suas declarações anteriores, publicadas no jornal “The Times”, de 01 de julho de 71, também em anexo, e que constitui-se num dos mais violentos ataques feito ao Brasil em qualquer órgão da imprensa britânica.
2) A revista “Time Out” é um semanário de considerável divulgação, com tiragem de 23.000 exemplares, que trata do movimento artístico em Londres e que tem uma seção política com orientação esquerdista.
3) Sobre Glauber Rocha consta:
A – Foi preso, em 1965, por ter vaiado o então Presidente Marechal Castelo Branco, no hotel Glória/ GB.
B – Esteve na Europa de Abril de 1969 à Agosto de 1970, quando difundiu calúnias contra nosso País, tendo mandado manifesto ao “Times” de Londres, que o publicou em fevereiro de 1970; outro manifesto, também redigido por ele, falando em torturas de intelectuais brasileiros e “perseguições”, foi distribuído em Londres, no mesmo ano.
C – Ainda em Londres, em fevereiro de 1970, atacou a realização de um Festival de Cinema Brasileiro, realizado na Inglaterra sob o patrocínio da Embaixada do Brasil.


Clique aqui ou no título para acessar o site.

Nenhum comentário: