05/10/2007

Velho de Câncer

Velho de Câncer é uma banda Porto Alegrense. Estive fazendo entrevista com o baterista e meu amigo Jonas.... As respostas dadas foram sensatas e um pouco longas, mas vale a pena ler até o final e ainda de quebra clicar no título e ouvir a banda que é muito foda.


Quanto tempo de existência tem a banda?
Bem, isso depende.... a banda começou mais ou menos em 2003, acho. Quando agente tava encerrando um outro projeto musical que tinhamos naquela época... foi uma confusão, deixamos de gravar todos bons que tinhamos feito, e havia uma grande decepção musical em nós...tipo... não sabíamos o que fazer... isso se arrastou vários meses até que fomos tomar umas cevas num buteco aqui no morro santana, e lá estava a figura motora da origem da banda, o velho Saddam da Figueira... aquele dia ele tava tão bêbado, mas detonou todo mundo na sinuca, que automaticamente ganhou nossa simpatia quando pegou a viola e tocou suas musicas toscas... ali que resolvemos montar a banda... não sei se era 2004 ou 2005 ...foi assim o início.


O projeto é uma homenagem ao mestre saddan da figueira ou apenas desocupados fazendo um som?
Ehehehe... bem... responder isso é tirar toda a emoção e diversão que move o grupo.. posso dizer que chegamos a conclusão, que mesmo não conseguindo atingir certo projetos e potenciais que tinhamos pra nossa musica, poderiamos ainda sim estar repercutindo novas raivas, novas percepções, ou só o mesmo velho lixo.... não é aquela velha história de ganhar grana, ou ficar no hype....
mas cada um na banda tem uma carga, uma história, ódios diferentes... é bom poder rir bem alto de tudo que agente despreza, se reunirmos e ficarmos simplesmente tocando, bolando como vamos se divertir com as merdas e comédias que vemos por aí, na vida ... mas sem Mestre Saddam a banda não existiria, e seria melhor se estivesse vivo... ou não .. ehehehe

O que Mestre Saddan passou pra vocês em vida?
Cara... ele era foda... isso não tem como dizer isso aqui... as histórias que ele contava eram as melhores... a personalidade dele era chocante... ele tinha um rancor de tudo, ignorava total, mas ao mesmo tempo sabia rir de si mesmo, rir da situação, rir do homem, do ser humano.. mas com uma sensibilidade que raramente se vê por aí.. e no buteco ainda aguentavam ele... não sei como permitiam ele frequentar o lugar, ou como ele não era baleado em algum beco...era tipo uma mistura daquele personagem de Dostoiewski, do Notas do Subsolo, o homem que fala com a voz do sangue, e um bezerra da silva... sei lá ..tipo isso..


Vocês recentemente tocaram em São Paulo, como foi a experiência?
Foi a primeira vez que eu e o william ( o baixista) saimos do estado em turnê... agente tocava juntos antes numa banda chamada Luther Blissett, mas só tocavamos no máximo em Santo Antônio da Patrulha... O Zé acho que já tinha feito shows mais longes, e ele já é um cara rodado pelo brasil .. ehehehe fizemos um show em floripa, ou pertinho, e depois outro em São Paulo.. Em Floripa foi realmente muito bom, o publico até participou, subindo no palco, tocando, essas coisas...as bandas que tocaram com agente também eram bem legais, gente fina a galera, pessoal do Fornicators, U Pai, etc.. fomos esprimidos numa van caótica até Sampa onde tocamos no Juke Joint..A van era um pesadelo tão horrível que até fizemos uma musica.. mas lá foi muito massa também.. O lugar era preza, as bandas boas, publico interessado... achei o pessoal meio paradão, mas me disseram é meio comum pra bandas novas...muito boa as bandas que tocaram com nós, Arma Laranja e Besta-fera.. estavam lançando um split Ep, muito bom, além de serem simpáticos e solidários..


E vocês? A quantas anda o material de vocês? Tem Split que participaram? Eps? Albúns? E como faz pra conseguir?
Já gravamos o material do segundo disco, que ainda não tem nome, e agora só falta masterizar e prensar... um grande amigo está finalizando a capa e a arte etc... está para sair até o fim do ano o disco... lançamos ano passado uma demo, que teve boa distribuição até.. já dá pra conferir algumas musicas novas no myspace, e ali pedir também a demo, se quiser... é www.myspace.com/velhodecancer .


E a cena paulista e catarinense? Qual a diferença que tu notou em relação a cena gaúcha?E como foi a partida dessa "Mini-Turnê"? Foi convite ou partiu de vocês?
Tipo.. eu não sou um cara mto ligado no Hardcore, ou no punk, ou como se queira chamar "a cena"... dedico o pouco tempo que tenho entre a filha e a faculdade à movimentos sociais de esquerda e a banda.. o Zé é o cara mais ligado a música e essa galera toda... ele que fez a conexão, passou o som, e marcou a ponte... isso responde um pouco sobre minha ignorancia a respeito das respectivas cenas.. o que posso dizer é que aqui no RS temos esse lixo que se convencionou chamar de Rock Gaúcho, bandinhas tentando estar em londres, lambendo o saco de Strokes, Supergrass, (pra não citar os pioneiros) etc. Isso não tem lá pra cima, ao menos com tanta força... e agente chega lá e os caras pensam.. "- Peraí?! banda de porto alegre que não usa cabelinho moderninho, roupinhas de listras e tal?", realmente, eles acham que é só isso que tem aqui, "mods" ou "indies"...pessoas tentando ser algo que não são... acho que nossa feiura e ranhentice modificou um pouco essa impressão...

Qual som definiria mais certo a Velho de Câncer?
Sei lá... punk em roll?! essas definições são chatas... por que se quisermos mudar o som, colocar um berimbau lá, não vai ser mais isso... definir é reprimir, e o som é um grande vomito irreprimido.. ehehe acho que diria que é um roque adoecido, mas isso penso eu, e não o resto da banda...

Tem agenda?
Estamos vendo de fazer alguns show aqui por porto alegre, e é provavel que no fim do mês tenha uma data lá na Cia de Arte, com certa regularidade... estamos vendo isso..e no mais, estamos fazendo contatos, esperando convites, bandas parceiras pra show.. essas coisas..

Como contatar a banda?
O melhor e mais eficiente é o novo e velho myspace... ali o contato é direto, sem mistério ou burocracia.
cara... só concluindo então..valeu mesmo pela oportunidade da entrevista, qualquer coisa estamos aí, pelos becos e sarjetas... um abração pra todos os leitores do blog, sucesso sempre!

Um comentário:

Anônimo disse...

HOLA SOY BUENOS AIRES
TENGO UNA BANDA QUE SE LLAMA D'AGOSTA ... KIERO UN DISCO DE VELHO DE CANCER O UN E MAIL !!!!!

MI BANDA EN VIVO
http://www.youtube.com/watch?v=6D7VIdm-QBw

MI MAIL
reymontvet@hotmail.com