03/09/2008

Popular, mas sempre independente, este é o Edvaldo


“Quem é que não quer ser feliz e andar por aí sorrindo adoidado” é o refrão de “Quem é que não quer ser feliz”, uma das músicas mais conhecidas do mais recente CD de Edvaldo Santana, Reserva de Alegria, o quinto de sua trajetória. O músico paulista, filho de nordestinos com muito orgulho, vendia sorvete e cachaça pras “tias” da rua quando era piá. Foi o primeiro a nascer de oito irmãos. Mas um dia, já maior, largou o trampo e partiu pra estrada, acreditando na carreira musical. Não é exagero dizer que Edvaldo é um dos cantores de caráter mais popular da música independente brasileira. Não que seu som seja simplista, pelo contrário, e ele atinge um público extremamente variado. Edvaldo agrada à periferia e também à classe média. Suas letras abordam diversos assuntos, incluindo temas sociais (“Chacina”, “Desemprego”), futebol (“O Jogador”) e, claro, amor (“Amor de Periferia”). Mas há também viagens em que ele imagina grandes mestres universais confraternizando. É o caso de “Choro de Outono”, do quarto CD, Amor de Periferia, sucesso na rádio Ipanema de Porto Alegre. “Noel com Cartola conversavam sobre a arte que anda na contramão, que vale a pena como uma antena, servindo apenas ao coração”. Já a faixa que abre o disco Reserva de Alegria, “Na trilha do tesouro”, fala de outra visão muito louca: “Eu vi Santos Dumont descendo pra cantar com Raul Seixas no aterro do Flamengo”.

Edvaldo conta que quando entrou pra valer na música conheceu muita gente que estava mais interessada no dinheiro e na fama do que na arte em si. E ele sempre foi o contrário: “Nunca tive muita ambição de ter muito dinheiro e fama, tendo pra viver bem está legal”. Talvez esse espírito pouco ambicioso no sentido material seja um pouco da causa de Edvaldo não ser famoso, não aparecer na TV (mas já foi no programa do Jô), essas coisas. Em compensação e para alegria de seus fãs, sua música nunca seguiu um direcionamento comercial. Seguindo na trilha independente, Edvaldo já teve em seus trabalhos participações de nomes como Lenine, Thaíde, Rappin’ Hood, Zélia Duncan e o grande guitarrista de blues Nuno Mindelis. O cantor de São Miguel Paulista foi um dos criadores – ao lado de amigos, poetas e artistas de sua cidade – do Movimento Popular de Arte (MPA) no final dos anos 70, promovendo eventos de música, teatro, poesia e oficinas de cultura. E, com conhecimento de causa, afirma que não existe essa história de que o pobre gosta de música ruim. Para Edvaldo, o que precisa é ele ter acesso à música de qualidade e à arte que, com certeza, ele vai apreciar e gostar.

Edvaldo Santana fez show no dia 17 de julho deste ano em Porto Alegre no projeto Ocidente Acústico, produzido pela Rei Magro Produções. Foram mais de duas horas de som, com a galera pedindo três bis e ele realizando dois, ninguém é de ferro. Começou com voz e violão, e empolgou mais quando entraram o excelente André Lucciano na bateria e Ricardo Santos no baixo. Uma das músicas cantadas em coro pela platéia foi “O Jogador”, também muito rodada na rádio Ipanema. Mas quem deu o maior espaço de divulgação pra este show e pras idéias do Edvaldo, que fala bastante, foi o programa Conversa de Botequim da rádio FM Cultura 107,7, apresentado pelo meu grande amigo Luiz Henrique Fontoura. A atração vai ao ar de segunda a sexta às 17h.

No final do show, Edvaldo voltou ao violão e voz. A música derradeira foi o bis de “Lobo Solitário“, do primeiro disco. Neste momento, do nada o Rodrigo Abacaxi, da TVE, sentou na bateria e fez um acompanhamento tocando a caixa com a mão e o bumbo. Um careca também do nada pegou um microfone e começou a cantar junto. E o pior (ou melhor) é que ficou muito legal, até porque não tinha sido nada planejado. Eu não conhecia Lobo Solitário, assim como, acredito, várias outras das pessoas que estavam ali, mas como o refrão é fácil, não teve quem não abriu a boca pra cantar: “Sou o que sou, um lobo solitário procurando amor; sou o que sou, um bicho na cidade procurando amor”.

Assista o vídeo de Lobo Solitário:

http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2501&contentid=177331


Veja o site do Edvaldo, onde podem ser baixadas músicas:

http://www.edvaldosantana.com.br/


Faço aqui um agradecimento especial ao Diego Muller, que me cedeu as fotos. No site dele tem mais imagens do show e da galera que compareceu: http://www.clicnoite.com.br/

Nenhum comentário: