13/11/2008

Pontal do Estaleiro - VERGONHA

Me sinto envergonhado ao saber que a Câmara de Vereadores da cidade onde moro, Porto Alegre, aprovou um projeto pornográfico como o do Pontal do Estaleiro. Um projeto que privatiza um pedaço da orla do nosso querido Guaíba. A intenção é a construção, sob a liderança da BM PAR Empreendimentos, de prédios de 13 andares e 40 metros de altura - num total de 216 apartamentos, mais um outro gigantesco centro comercial de 195 conjuntos. Ninguém mais que mora nos arredores conseguirá enxergar o sol. A vizinhança mergulhará nas sombras. Fora as questões morais e éticas, colocadas totalmente de lado pelos 20 vereadores que votaram a favor (lista no final).

Trata-se, como colocado no jornal Correio do Povo deste triste 12/11/2008, de que mais da metade dos vereadores sobrepujaram o interesse particular ao interesse público, sendo que sua função é fazer justamente o contrário.
A empresa SVB Participações e Empreendimentos Ltda. comprou a área em 2005 por R$ 7,2 milhões, sabendo que a mesma tinha restrições em razão da legislação ambiental vigente. Caso fosse possível realizar o tipo de construção que a Câmara aprovou, a área seria vendida por muito mais. Agora a mesma empresa poderá ter um lucro estrondoso e imoral, passando por cima dos ambientalistas, dos técnicos, dos cidadãos portoalegrenses, nessa votação de apagar de luzes, pois muitos desses políticos irão embora em janeiro, pois não foram reeleitos.

Há rumores de que o poderoso grupo RBS, apoiador do projeto, tem altas relações com a SVB. Não à toa a RBS tem mostrado o projeto como "modernizador" de Porto Alegre em suas matérias "jornalísticas". E sobre o autor do projeto, Alceu Brasinha (PTB), na zona Norte se fala abertamente de suas ligações com negócios de drogas ilícitas no bairro IAPI, onde possui uma loja de pneus e rodas.

ATENÇÃO: NÃO VOTE NESSES SRS. NEM PRA SÍNDICO DO SEU EDIFÍCIO
Votaram a favor
Alceu Brasinha (PTB)
Almerindo Filho (PTB)
Bernardino Vendruscolo (PMDB)
Dr. Goulart (PTB)
Elias Vidal (PPS)
Ervino Besson (PDT)
Haroldo de Souza (PMDB)
João Carlos Nedel (PP)
João Antônio Dib (PP)
João Bosco Vaz (PDT)
José Ismael Heinen (DEM)
Luiz Braz (PSDB)
Maria Luiza (PTB)
Maristela Meneghetti (DEM)
Maurício Dziedricki (PTB)
Mauro Zacher (PDT)
Nereu D´Avila (PDT)
Nilo Santos (PTB)
Sebastião Melo (PMDB)
Valdir Caetano (PR)

Votaram Contra
Adeli Sell (PT)
Aldacir Oliboni (PT)
Beto Moesch (PP)
Carlos Todeschini (PT)
Cláudio Sebenelo (PSDB)
Dr. Raul (PMDB)
Guilherme Barbosa (PT)
José Valdir (PT)
Marcelo Danéris (PT)
Margarete Moraes (PT)
Maria Celeste (PT)
Mauro Pinheiro (PT)
Neuza Canabarro (PDT)
Professor Garcia (PMDB)

Abstenções
Elói Guimarães (PTB)
Maristela Maffei (PCdoB)

Nenhum comentário: